Pecuária Sustentável: A pesquisa como ferramenta de avanços 

A pecuária sustentável tornou-se uma pauta cada vez mais intensa e, nesse sentido, as pesquisas têm desempenhado um papel fundamental.
Pecuária sustentável
Animais senepol em prova de Eficiência Alimentar

A busca por um futuro sustentável tem se tornado cada vez mais urgente e, nesse contexto, a pecuária desempenha um papel fundamental. Tanto que o tema ESG vem sendo amplamente discutido pelos principais agentes do agronegócio nacional. 

Com o objetivo de equilibrar o crescimento da produção de alimentos de origem animal e a conservação do meio ambiente, pesquisadores de renome têm se dedicado a pesquisar maneiras de impulsionar a pecuária brasileira rumo à sustentabilidade.  

Para este artigo, conversamos com o Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Ponta, Luigi Cavalcanti, para discutir os avanços e desafios enfrentados pela pecuária no Brasil, no que diz respeito à sustentabilidade econômica, social e ambiental.  

A importância da pesquisa para uma pecuária sustentável

A pecuária desempenha um papel vital na economia brasileira, fornecendo carne, leite e outros produtos de origem animal para consumo humano em diversas regiões do mundo. Nesse contexto, a pesquisa busca por melhorias e soluções que promovam uma pecuária cada vez mais sustentável. 

Como sabemos, a pesquisa científica é uma ferramenta poderosa para aprimorar a eficiência produtiva, minimizar os impactos ambientais e promover o bem-estar animal na pecuária. Através de estudos e experimentos, pesquisadores têm buscado desenvolver tecnologias de ponta e práticas inovadoras que contribuam para a sustentabilidade do setor.

Um dos principais desafios da pesquisa na pecuária é a capacidade de identificar e desenvolver técnicas de produção sustentáveis que realmente gerem impactos reais em larga escala e que sejam de fácil acesso aos produtores. Com as pesquisas em melhoramento animal, por exemplo, os pesquisadores podem identificar várias características desejáveis nos animais, como resistência a doenças, eficiência alimentar, precocidade e melhor acabamento de carcaça, entre outras que geram conhecimento para uma seleção genética mais assertiva e alinhada às demandas do mercado.  

A pesquisa também desempenha um papel fundamental na conscientização e capacitação dos produtores. Através da disseminação de conhecimento e informação, os pesquisadores ajudam a promover a adoção de práticas mais sustentáveis, oferecendo treinamento e assistência técnica aos pecuaristas. Isso não apenas contribui para a melhoria das práticas de manejo, mas também para a conscientização dos produtores sobre a importância da sustentabilidade. 

É importante destacar que a pesquisa por si só não é suficiente para promover uma pecuária mais sustentável. É fundamental que haja uma integração efetiva entre os pesquisadores e produtores, as instituições governamentais e a sociedade como um todo.  

A pecuária brasileira rumo à sustentabilidade

Como mencionamos anteriormente, o Brasil é reconhecido mundialmente como um dos maiores produtores e exportadores de proteína animal do mundo, mas como o país tem se comportado no quesito sustentabilidade?

Confira abaixo as perguntas respondidas por Luigi sobre essa pauta:

Ponta: Quais são as perspectivas futuras para a pecuária sustentável no Brasil?  

Luigi: O Brasil é um país movido pelo agro, e a pecuária faz parte desse movimento e tem trazido resultados importantes na intensificação sustentável, principalmente com a redução ano após ano da área de pastagem acompanhada do aumento da produção, o que sinaliza o quanto a eficiência produtiva tem melhorado. Ademais, os programas de melhoramento passaram a adotar características de eficiência produtiva, tanto do lado reprodutivo, produtivo e agora da eficiência alimentar revelam o quanto estamos engajados com a sustentabilidade e com a missão de alimentar o mundo de forma responsável.

Ponta: Quais são os principais desafios enfrentados pela pecuária no Brasil, no quesito sustentabilidade? 

Luigi: Os desafios para pecuária sustentável perpassam pela visão de “Intensificação sustentável”, o que corresponde a árdua missão de aumentar a produção para atender a demanda mundial sem contudo aumentar a pressão sobre o meio ambiente. A chave tecnológica para isso é maximizar a eficiência do processo produtivo como um todo, havendo basicamente duas frentes de trabalho: ambiente e genética, onde a primeira resume-se ao desafio diário de otimizar o uso da área (exemplos: manejo de pastagens, respeitar áreas de preservação permanente) e o manejo dos animais (e.g., nutrição, reprodução, sanidade). Pelo lado da genética, demanda-se garantir a melhoria do maquinário animal geração após geração, buscando-se animais cada vez mais eficientes em todos os aspectos, destacando-se a eficiência alimentar, haja vista sua importância econômica e a ampla lacuna de melhoria ainda existente para essa característica.

Como vimos, a pecuária sustentável tem se mostrado uma área de grande relevância e desafios, e com o avanço da pesquisa e o empenho de profissionais, a busca por práticas mais sustentáveis tem alcançado resultados positivos.  

A adoção de tecnologias de ponta impulsiona o conhecimento científico que transforma a produção pecuária no país e potencializa os resultados para os pecuaristas e para a sociedade. Investir em pesquisa e inovação voltadas à sustentabilidade é fundamental para impulsionar a pecuária brasileira rumo a um futuro mais equilibrado.  
 
Você sabia que a Ponta tem tecnologia que é referência em pesquisas científicas no Brasil e no mundo? São mais de 80 artigos e estudos publicados a partir de experimentos realizados com o Intergado Science. Clique aqui e conheça essa tecnologia da Ponta. 

Melhoramento genético

Compartilhar esta notícia

conteúdos relacionados

Últimas Notícias

Podcast