Confinamento Eficiente: 5 dicas para uma boa gestão 

Um confinamento eficiente exige conhecer a operação globalmente e agir de forma local nos pontos de gargalo com precisão.
Confinamento Eficiente

A pecuária de corte tem passado por profundas mudanças nas últimas décadas. O aumento da demanda, maior exigência por qualidade, alta competividade e pressões ambientais tem exigido alto poder de planejamento, visão estratégica e análise de cenários, habilidades que devem estar somados aos conhecimentos técnicos dos processos produtivos da atividade. 

Todas as fases de produção da pecuária de corte são cruciais e demandam grande atenção para atingir alta performance financeira. Contudo, a fase de confinamento é considerada estratégica na cadeia produtiva da carne bovina, pois intensifica a produção de animais e menor área, aumenta o giro durante o ano, permite um melhor acabamento de carcaça e alivia o uso das pastagens em períodos críticos como a seca. No entanto, é uma atividade extremamente complexa que está exposta à vários riscos como variação dos preços dos insumos, preço da compra de boi magro e valores da arroba de boi gordo, sendo portanto uma fase com uso intensivo de capital e margens de lucros apertadas.

Como ter um confinamento eficiente

Como ponto de partida, para conseguir uma gestão eficiente no confinamento é preciso conhecer a operação globalmente e agir de forma local nos pontos de gargalo. Ou seja, nós devemos olhar detalhes que, muitas vezes passam desapercebidas pelos pecuaristas, e que podem melhorar muito a eficiência e lucratividade da atividade. A partir da atenção e cuidados a esses detalhes é possível estabelecer melhorias que poderão favorecer de forma simples e objetiva os processos produtivos. 

Pensando nisso, segue algumas dicas para o tornar o seu confinamento eficiente:  

1 – Formação de lotes homogêneos 

A formação de lotes no confinamento impacta diretamente no desempenho dos animais. Por isso, um bom manejo no momento da formação dos lotes contribuirá diretamente para o melhor desempenho do animal. 

Os bovinos são animais hierárquicos, por isso, o surgimento de animais dominantes e dominados é natural. Uma forma de diminuir esse processo é através da homogeneização na formação dos lotes. Variáveis como o sexo, peso, idade, escore de condição corporal, altura, condição sexual (inteiro ou castrado) devem ser considerados para buscar um lote mais homogêneo possível. Assim, você evitará competição entre os animais para acessar o cocho ou até mesmo o bebedouro. 

2 – Boa adaptação dos animais no confinamento 

Quando os animais chegam ao confinamento, a flora microbiana ruminal está totalmente adaptada para digestão de fibras (capim)! Quando ele entra no confinamento, começa a ingerir uma dieta concentrada, formulada para ganho de peso, sendo necessário uma fase de adaptação. Se a adaptação for mal feita, às pressas, você aumenta a probabilidade dos animais apresentarem problemas metabólicos, por exemplo, timpanismo, acidose, entre outros. Portanto comece fazendo uma adaptação adequada para começar o jogo com o time bem preparado. 

3 – Consumo de água 

A água é um ingrediente muito negligenciado no sistema de produção. A água é tão importante quanto qualquer outro ingrediente na dieta. Nós podemos elencar três pontos chaves para se atentar a quantidade e qualidade da água no confinamento. 

O primeiro ponto é que o consumo de água está altamente correlacionado com o consumo de matéria seca (MS). A água deve estar disponível para livre acesso e com qualidade para melhor desempenho. Em média, um bovino adulto consome 4 litros de água para cada 1 kg de MS. Além disso, a redução do consumo de água pode ocasionar distúrbios metabólicos, como desidratação e outros mais graves. 

O segundo ponto está relacionado a deposição muscular. Como os bovinos não possuem uma reserva de água, ela é reabsorvida de alguns tecidos, como o músculo, causando diversas alterações no organismo do animal, por exemplo, perda de peso. 

O terceiro ponto está relacionado a regulação térmica animal. O animal utiliza a água para regular sua temperatura em locais muto quentes. Ao pensarmos que a maior parte dos confinamentos não possuem sombreamento natural ou artificial, a água entra como um importante aliado. Animais em estresse térmico aumentam o consumo de água e diminuem o consumo de ração. 

4 – Definição do momento correto do abate 

Segurar um gado terminado na expectativa do preço do boi subir é um erro! Quando o animal já está terminado, dificilmente terá melhoria no desempenho e os custos com manutenção e alimentação não compensarão. Quando for o momento certo de vender, não perca tempo e venda, pois uma tomada de decisão errada pode afetar a sua lucratividade no confinamento. 

5 – Os custos 

O cálculo e acompanhamento do custo de produção deve ser parte da rotina dos gestores em pecuária de corte. O custo se torna ainda mais relevante em atividades mais intensivas, como confinamento. Por isso, a análise constante dos números por categoria permite que haja uma melhor análise. Com uso correto da tecnologia a coleta de dados para uma gestão eficiente torna-se simples e eficaz, permitindo decisões rápidas e criação de estratégias mais assertivas. 

A atividade do confinamento está em constante desenvolvimento, com tecnologias cada vez mais presentes. Quando pensamos nesse contexto, a solução tecnológica Intergado Beef traz ótimos benefícios para o produtor, pois consegue melhorar a gestão do confinamento em vários aspectos. 

A Solução Intergado Beef permite o acompanhamento diário do peso e do comportamento animal em todas as fases da criação, além disso, possibilita a identificação de falhas de manejo e doenças que possam afetar o rebanho. Dessa forma, antecipamos decisões e otimizamos a venda dos animais. 

Outro ponto interessante é que o Sistema Intergado Beef calcula automaticamente o lucro diário por cabeça, projetando o momento ideal para a venda. Ou seja, você não precisa se preocupar com isso, nossa solução te entrega essa informação de forma simples para uma rápida tomada de decisão. 

Por fim, nosso sistema fornece diariamente o peso de cada animal, mostrando a evolução em números e traçando a curva de ganho de peso diário, mostrando os custos de produção, lucratividade, entre outras variáveis. 

Viu como mudanças e cuidados simples e o bom uso das tecnologias podem trazer grandes benefícios para seu confinamento, tornando a sua empresa mais eficiente e dinâmica, pronta para enfrentar as adversidades que possam surgir? Conheça melhor a nossa tecnologia.

Confinamento Eficiente

Compartilhar esta notícia

conteúdos relacionados

Últimas Notícias

Podcast