A pecuária de precisão surge como resposta a uma transformação global impulsionada pela tecnologia nas últimas décadas. Com o surgimento do conceito de desenvolvimento sustentável, a exigência por respeito e preservação ambiental alinhado a novos métodos de gestão se intensificou.
Essa demanda afeta a pecuária e a eficiência alimentar do rebanho, levando criadores de touros reprodutores a reavaliar práticas antigas de produtividade, frequentemente ultrapassadas ou necessitando de restrição completa.
Em um cenário desafiador, a cadeia produtiva agropecuária enfrenta novos desafios em todas as suas etapas, desde a identificação de novas característica na genética do rebanho, impacto econômico até o resultado final, o produto.
Pecuária de precisão x tecnologia
A pecuaria de precisão é um conceito ou ferramenta que emprega tecnologia para medir indicadores de melhoria genética, comportamental e produtiva de animais eficientes. Isso visa melhorar estratégias de gestão e otimização da produção.
Um conceito que prioriza a integração de diversas áreas de conhecimento a favor da melhoria da produtividade, redução de custos e maior assertividade na tomada de decisões.
A pecuária de precisão, também chamada de zootecnia de precisão tem sua raiz na coleta, mensuração e análise de dados de cada animal. Informações sobre o animal são obtidas em tempo real, de forma automática, o que garante maior segurança e um melhor aproveitamento para alcançar um resultado satisfatório.
Dentre as possibilidades está a capacidade de executar intervenções previamente em cada animal antes que um problema se manifeste, o que seria impossível nos sistemas tradicionais.
Por isso, para que as tecnologias possam auxiliar nas decisões dos produtores e no melhoramento animal, os dados registrados precisam ser devidamente interpretados por softwares e modelos matemáticos para que, em função deles, as decisões sejam tomadas.
A pecuária de precisão e o gerenciamento do rebanho
A pecuária de precisão é fundamental e tem sido denominada como o uso de tecnologias que possibilitam a mensuração dos indicadores fisiológicos, comportamentais e produtivos dos animais, auxiliando os processos, redução do custo de produção e tomadas de decisões. Atualmente, está sendo utilizada em maior escala na produção bovina, seja no gado de corte ou de leite.
Além disso, os benefícios são muitos e dentre eles podemos citar a seleção genética de animais mais eficientes, que possuem maior capacidade de ganhar peso ingerindo menor quantidade alimento, contribuindo para otimização dos insumos; a pesagem voluntária diária dos animais permitindo realizar a detecção e tratamento precoce de doenças, o acompanhamento do desempenho diário, identificação do momento ideal de venda/abate, indicando o ponto máximo de lucro.
Vale lembrar que tudo isso é quantificado e qualificado na forma de algoritmos e valores em reais, tal como o ganho de peso e quanto o determinado animal rendeu ao produtor. Com essas informações coletadas pelos equipamentos, o produtor terá um suporte científico e tecnológico para tomar decisões na gestão da fazenda, e claro, animal eficiente.
Vejamos como funciona o processo na prática:
Tecnologias disponíveis para pesquisas de precisão
Investindo em pesquisas, a Ponta desenvolveu equipamentos que realizam todo o processo requerido para a pecuária de precisão e auxiliam na eficiência alimentar do rebanho, desde o monitoramento até a interpretação e análise dos dados, gerando informações que auxiliam numa tomada de decisão mais rápida e assertiva.
Entre os produtos, podemos destacar o cocho eletrônico, que consegue indicar com precisão qual foi o consumo de alimento do animal; o bebedouro eletrônico, que mede o volume hídrico ingerido por cada animal e a balança eletrônica, e que indica o peso com precisão.
No mercado existem inúmeras ferramentas de pesagem animal, desde balanças de caminhão, balanças de curral e balanças de passagem, mas nenhuma dessas ferramentas possuem a pesagem mais precisa possível com o animal tranquilo, imóvel, ingerindo água de forma voluntária, pesagem essa fornecida pela balança da Ponta.
Um olho no boi e outro nos dados
As soluções da Ponta para a pecuária de precisão são conhecidas no campo da pesquisa por proporcionar alto nível de acurácia na coleta de dados. Conheça um pouco mais dos produtos usados que compõe a linha dedicada à pesquisa:
Cocho eletrônico
O cocho eletrônico juntamente com a balança eletrônica permite identificar a quantidade de alimento ingerido pelo animal de forma individual e automatizada, sendo possível calcular a conversão alimentar, a eficiência alimentar e conhecer o CAR (Consumo Alimentar Residual), possibilitando assim que seja feita a sua seleção genética com base na Eficiência Alimentar.
Bebedouro eletrônico
Conhecendo o consumo hídrico dos bovinos é possível correlacionar com outras variáveis como o consumo de alimento, o ambiente que esse animal está sendo manejado e a produtividade, seja em ganho de peso ou em produção de leite.
Balança Eletrônica / Pesagem voluntária
A pesagem voluntária por método eletrônico e automático tem se mostrado mais eficiente e vantajosa. Com ela, os animais não precisam ser manejados até o curral poupando mão de obra, desgaste e estresse dos animais, e erros na transcrição dos dados da pesagem.
Com o acompanhamento do ganho de peso diário e consequentemente do desempenho e crescimento do animal individualizado, é possível realizar previsões de abate com base no lucro máximo individual ou do lote. Com base nas pesagens diárias, possuir o inventário animal e estoque de arrobas de cada curral constantemente atualizados se torna realidade com a pecuária de precisão.
A habilidade de avaliar visualmente um animal para detectar se há algum sinal clínico de estresse ou doença está com os dias contados. Com a expansão das tecnologias pelo país, a necessidade de profissionais mais qualificados, com conhecimento em tecnologia é cada vez mais necessário.
Quedas de desempenho podem significar problemas sanitários, tanto no lote como individualmente, permitindo que os devidos animais sejam tratados e voltem para a média geral de desempenho do lote, reduzindo assim os custos excessivos de diagnóstico e recuperação tardios.
A tecnologia impulsiona a pecuária de precisão e faz a pecuária avançar rumo a um setor altamente sustentável para produção de carne de qualidade. Conheça mais nossas possibilidades para a pesquisa.