Imagine o quanto você pode diminuir seus custos de produção ao ter um bovino que come pouco, mas que tem um elevado ganho de peso, gerando um ótimo rendimento de carcaça. É o sonho né? Agora, como você se sentirá ao conseguir realizar a seleção dessa característica para as próximas gerações, resultando em diminuição dos custos de produção com a alimentação? Ai, é estar no paraíso! Se acha isso impossível, está enganado, a Eficiência Alimentar, portanto, tem se tornado cada vez mais uma realidade.
É mais do que comprovado que a alimentação dos animais representa mais de 80% dos custos de produção totais em uma operação pecuária bovina. Reduzi-los é sinônimo de maior resultado financeiro. Por isso, a seleção para Eficiência Alimentar vem se tornado uma das características mais buscadas pelos pecuaristas que tem o foco em uma pecuária altamente eficiente.
O que é a Eficiência Alimentar
Conceitualmente, a Eficiência Alimentar é a capacidade do animal ingerir menos alimento do que o esperado, sem comprometer seu desempenho. Neste contexto, animais que precisam de pouco e produzem muito são eficientes, por outro lado, os que consome muito, mas produz pouco, são ineficientes. Se pensarmos em consumo e produção, a Eficiência Alimentar afeta custos de produção e lucratividade, portanto, esta característica passa a ser vista com grande interesse pelos pecuaristas, pelo ponto de vista econômico, ambiental e genético.
Mas é realmente possível ter animais com essas características? As pesquisas científicas mostram que sim, é possível!
- A seleção de animais para Eficiência Alimentar representa economia de até 15% de alimento por quilo de ganho em apenas duas gerações;
- Animais com avaliação genética favorável para eficiência de -1,0 kg/dia em confinamento produzem progênie com eficiência alimentar 41% mais alta a pasto, crescendo 19% mais rápido, sem aumento no consumo.
Os resultados mostram de forma clara que a seleção para Eficiência Alimentar tem alto impacto na lucratividade/competitividade do rebanho, você tem o que é preciso para atingir esses resultados, mesmo que você esteja começando. Os benefícios alcançados facilmente sobrepõem os custos associados com a coleta dos dados. É necessário somente usar as ferramentas certas para obter dados de consumo e peso que permitam gerar resultados precisos para a correta tomada de decisão.
Atentos a isso, as empresas e fazendas ligadas a seleção e melhoramento genético animal têm cada vez mais buscado a identificação e seleção de animais com características superiores para eficiência alimentar, com o objetivo de disponibilizar essa genética para os pecuaristas. Contudo, fazer essa seleção não é tão simples quanto parece, pois é necessário medir com precisão as variáveis de consumo do animal e realizá-la da forma tradicional, torna-se mais difícil. Assim, o uso de tecnologias de precisão vem como grande apoio neste processo.
Como fazer a Seleção para Eficiência Alimentar
Pensando em atender essa demanda, a Intergado desenvolveu a solução tecnológica Intergado Efficiency. Nossa tecnologia realiza a coleta dos dados de consumo de cada animal no cocho eletrônico AF1000, e disponibiliza em tempo real os dados de consumo associados às visitas aos cochos e eficiência alimentar. Os dados são coletados de forma voluntária, sem a necessidade de realizar a contenção dos animais. Tudo de forma simples e facilmente acessados por computador, tablet e celular!
Como funciona o Intergado Efficiency?
- O Cocho e a Balança Intergado reconhecem o animal através do brinco eletrônico e enviam automaticamente os dados de consumo e peso coletados para a Nuvem;
- A Nuvem funciona como um banco de dados, ela armazena estas informações e as envia em tempo real para o Sistema Intergado Efficiency;
- O Sistema Intergado Efficiency realiza a análise estatística, gera alertas e disponibiliza as informações que darão suporte nas tomadas de decisão.
Com a Solução Intergado você tem eficiência em sua prova e seleciona com precisão.