O que é e como medir a Eficiência Alimentar?

Entenda sobre a importância de selecionar geneticamente os animais eficientes para as próximas gerações.

Na pecuária de corte, os custos com a alimentação representam quase 90% dos custos de produção totais da atividade. Neste sentido, ter animais eficientes na utilização de alimentos torna-se uma alternativa muito interessante.

Para isso, é fundamental identificar e selecionar geneticamente os animais eficientes para que as próximas gerações e safras também herdem esse diferencial genético.

O que é a Eficiência Alimentar?

A Eficiência Alimentar é a capacidade do animal ingerir menos alimento do que o esperado, sem comprometer seu desempenho. Animais que precisam de pouco alimento e produzem muito são eficientes. Por outro lado, os que tem alto consumo e produzem pouco, são ineficientes.

São muitos os benefícios econômicos que a seleção para Eficiência Alimentar pode trazer para a atividade pecuária. Com uma seleção genética aprimorada e eficiente, os custos da produção de alimentos são reduzidos, no caso, a produção de carne bovina.

Eficiência Alimentar e o melhoramento genético

O mundo está em pleno crescimento populacional, portanto é necessário levar em consideração o aumento da produção de alimentos, de forma sustentável. Neste sentido, o melhoramento genético animal é uma alternativa para aumentar a eficiência dos sistemas de produção.

O objetivo do melhoramento genético de bovinos de corte é manter as características econômicas desejadas para a próxima geração de touros e matrizes. Pensando nisso, utilizar um touro com a genética da eficiência alimentar, há grandes chances de produzir filhos e filhas eficientes também.

Neste episódio do podcast Na Ponta da Língua, Giovanna Moraes, explicou sobre a eficiência alimentar aplicada ao melhoramento genético e seus benefícios. Assista para saber mais.

Uma genética eficiente no rebanho reduz a necessidade de espaço para pastagem e melhora a performance dos bovinos de corte em confinamento.

Provas e tecnologias para mensuração da Eficiência Alimentar?

Para avaliar a Eficiência Alimentar do animal, é necessário colocá-lo em uma prova onde o consumo de alimentos e o ganho de peso diário são medidos, juntamente com o grupo contemporâneo.

Se a fazenda utilizar o cocho eletrônico e a balança de pesagem voluntária, a prova tem duração de 42 dias. A tecnologia da Ponta, conhecida como Intergado Efficiency, é a solução para mensuração da eficiência alimentar de forma automatizada. 

As provas podem acontecer dentro das próprias fazendas de criadores, em centros de pesquisa e empresas de melhoramento genético e associações de raça. Em todas as situações, as tecnologias da Ponta estão presentes auxiliando no levantamento das informações.

O objetivo da prova é identificar o animal que possui Consumo Alimentar Residual (CAR) negativo. Este é o animal com a genética que buscamos, com menor custo de produção e deixa maior lucro na fazenda. Se atender o objetivo de seleção, se tornará um touro ou matriz da próxima geração.

CAR negativo significa que o animal comeu menos que o esperado para determinado desempenho. Isso significa que o animal demandou menor quantidade de insumos para apresentar um ganho de peso satisfatório. 

No Brasil e em outros lugares, as provas estão se tornando mais populares. Criadores de gado de corte estão melhorando a genética do rebanho ao escolher bovinos com base em seu consumo individual de forma segura e confiável.

A disseminação dessas práticas entre criadores de gado de corte impulsiona a rentabilidade e fortalece a bovinocultura de corte sustentável.

Prova disso é o crescimento e fortalecimento dos programas de melhoramento genético. Nos últimos anos, reuniu e analisou dados genéticos de várias raças zebuínas e taurinas. Aliada a toda expertise dos consultores, auxiliou e contribuiu para seleção genética aprimorada e com base em dados técnicos.

Se quiser saber mais sobre as provas e as tecnologias da Ponta, entre em contato conosco.

 

Compartilhar esta notícia

conteúdos relacionados

Últimas Notícias

Podcast