O QUE É PECUÁRIA DE PRECISÃO?

Entre os produtos, podemos destacar o cocho eletrônico, que consegue indicar com precisão qual foi o consumo de alimento do animal; o bebedouro eletrônico, que mede o volume hídrico ingerido por cada animal e a balança eletrônica, e que indica o peso com precisão.
Equipamentos tecnológicos para Pecuária de precisão

UM NOVO MUNDO

O crescimento da população mundial aliada à corrida das novas tecnologias ao mesmo tempo que transformam o planeta, trazem uma série de incertezas. A loucura das variações climáticas reverbera até no sobe e desce das bolsas de valores e criam um efeito dominó em todos os setores. O Brasil sofre e sente esses efeitos em larga escala em todos os setores.

No agronegócio, esta realidade desafiou qualquer modelo e negócio. Novas tecnologias prometem ganhos acima do projetado, mas até que ponto a vida no campo depende de sensores eletrônicos e smartphones? Tudo isso ajuda a escolher a melhor semente? A previsão de uma chuva descontrolada? Com tantas incertezas, uma coisa é certa: a melhor estratégia será aquela construída com informações confiáveis e seguras, adquiridas por meio de uma nova visão na gestão agropecuária.

CONHECIMENTO QUE GERA GANHOS REAIS

Nesse contexto, um novo conceito prioriza a integração de diversas áreas de conhecimento a favor da melhoria da produtividade, redução de custos e maior assertividade na tomada de decisões. Nasce a Pecuária de Precisão como uma poderosa ferramenta que usa a tecnologia a fim de mensurar indicadores comportamentais e produtivos de animais de forma individualizada, com o objetivo de melhorar as estratégias de gestão e consequentemente otimizar a produção.

A Pecuária de Precisão, também chamada de Zootecnia de Precisão tem sua raiz na coleta, mensuração e análise de dados de cada animal. Estas informações são obtidas em tempo real, initerruptamente, de forma automática, o que garante maior confiabilidade e um melhor aproveitamento para alcançar um resultado satisfatório. Dentre as possibilidades está a capacidade de executar intervenções antecipadamente em cada animal antes que um problema se manifeste, o que seria impossível nos sistemas tradicionais.

Por isso, para que as tecnologias possam auxiliar nas decisões dos produtores, os dados registrados precisam ser devidamente interpretados por softwares e modelos matemáticos para que, em função deles, as decisões sejam tomadas.

A PECUÁRIA DE PRECISÃO ESTÁ MUDANDO A MANEIRA DE GERENCIAR REBANHOS

A Pecuária ou Zootecnia de Precisão tem sido denominada como o uso de tecnologias capazes de mensurar indicadores fisiológicos, comportamentais e produtivos dos animais. Atualmente, está sendo utilizada em maior escala na produção bovina, seja no gado de corte ou de leite.

Os benefícios são muitos. Podemos citar o controle da eficiência alimentar, a redução dos custos no momento da aquisição de novos insumos, a prevenção de doenças e a antecipação de um animal para abate ou descarte por meio do monitoramento via pesagem voluntária. Observamos também uma maior eficiência na conversão alimentar, isto é, quanto o animal ingeriu e qual foi seu ganho de peso, o que auxilia a seleção de animais mais eficientes.

Vale lembrar que tudo isso é quantificado e qualificado em forma de algoritmos e valores em reais, tal como o ganho de peso e quanto o determinado animal rendeu ao produtor. É com base nessas informações coletadas pelos equipamentos e transformadas em dados mensuráveis que o produtor terá em mãos um suporte altamente científico e embasado pela tecnologia, que permitirá a ele a tomada de decisão mais propícia para a gestão da fazenda como um todo.

Vejamos como funciona o processo:

O PRODUTOR NÃO ESTÁ SOZINHO

Investindo em pesquisas, corpo profissional altamente capacitado e em desenvolvimento de novas tecnologias, a INTERGADO desenvolveu equipamentos que realizam todo o processo requerido na Pecuária de Precisão, desde o monitoramento até a interpretação e análise dos dados, gerando informações que auxiliam numa tomada de decisão mais rápida e assertiva.

Entre os produtos, podemos destacar o cocho eletrônico, que consegue indicar com precisão qual foi o consumo de alimento do animal; o bebedouro eletrônico, que mede o volume hídrico ingerido por cada animal e a balança eletrônica, e que indica o peso com precisão. A pesagem voluntária pode ser em movimento, no caso de balança de passagem, mas com a tecnologia INTERGADO ela é feita com o animal parado, sendo muito mais eficiente na aferição do peso e com o menor stress possível. Os dados coletados ficam armazenados em uma nuvem e podem ser acessados online, em qualquer dia e horário por qualquer pessoa que tenha o cadastro na plataforma.

FIQUE POR DENTRO DA SUA PRODUTIVIDADE

As soluções da INTERGADO para a Pecuária de Precisão merecem ser conhecidas por quem deseja uma gestão produtiva mais eficaz, que diminui os gastos e melhora os ganhos reais. Conheça um pouco mais de como a Tecnologia INTERGADO pode fazer a diferença no resultado final de sua produção, seja ela gado de corte ou de leite.

Cocho eletrônico

A tecnologia desenvolvida pela INTERGADO apresenta um produto altamente eficiente. O cocho eletrônico juntamente com a balança eletrônica permite identificar o que o animal ingeriu e qual foi seu ganho, seu rendimento (engorda/ consumo de alimento). Além disso, o sistema eletrônico de monitoramento de consumo é um importante parâmetro na avaliação da qualidade dos insumos empregados. Com esses dados, torna-se possível a cobrança junto aos fornecedores.

O uso de cochos eletrônicos já é realidade em muitos programas de seleção de animais geneticamente superiores.

Bebedouro eletrônico

Por meio do monitoramento hídrico é possível prever doenças e/ou processos infecciosos antes que se manifestem. Afinal, o animal que está prestes a ser atingido por uma doença muda seu comportamento alimentar, especialmente ao beber água (hiperhidratação ou ausência dela). Essas informações também são úteis para o isolamento antecipado, impedindo que este animal venha contaminar outros saudáveis.

Balança Eletrônica / Pesagem voluntária

A habilidade de avaliar visualmente um animal para detectar se há algum sinal clínico de estresse ou doença pode estar com seus dias contados. Com o crescimento dos rebanhos em todo o país, a necessidade de profissionais mais qualificados e o emprego da tecnologia é cada vez mais necessário.

A pesagem voluntária por método eletrônico e automático tem se mostrado mais eficiente e vantajosa. Com ela, os animais não precisam ser manejados até o curral poupando mão de obra, desgastes dos animais, e erros na transcrição dos dados da pesagem.

SAIBA MAIS

Conheça mais sobre a Pecuária de Precisão e as soluções que a INTERGADO desenvolve constantemente para o setor. Descubra qual se encaixa melhor para a sua propriedade. Certamente, você terá novos argumentos para tomar decisões mais assertivas e muito mais lucrativas. Acesse www.pecuariadealtaperformance.com.br/intergado. Seja bem-vindo à nova ordem mundial do agronegócio. Bem-vindo à INTERGADO!

Compartilhar esta notícia

ler mais

QUER SABER QUAL É REALIDADE
DO SEU CONFINAMENTO E SE ELE
JÁ OPERA DE MANEIRA EFICIENTE?

Report

QUER SABER QUAL É
REALIDADE DO SEU
CONFINAMENTO E SE
ELE JÁ OPERA DE
MANEIRA EFICIENTE?