Nutrição eficiente exige automatização

Para alcançar uma nutrição eficiente no confinamento é necessário tecnologias que possam otimizar o processo de ponta a ponta, afastando os erros humanos.
Nutrição Eficiente
Nutrição Eficiente

A nutrição é um dos principais gargalos de quem produz carne bovina, principalmente pelos altos custos envolvidos. Para que se tenha uma produção eficiente é necessário uma série de fatores, como dieta equilibrada e adequada, distribuição correta, previsibilidade de estoque, entre outros. No entanto, para alcançar uma nutrição eficiente, ter tecnologias que possam otimizar o processo de ponta a ponta acabam se tornando investimentos essenciais, e nesse texto vamos debater o sobre a importância de automatizar a nutrição. Acompanhe! 

Por que automatizar a nutrição do confinamento? 

A nutrição representou mais de 89% do custo de produção em 2022, segundo levantamento de dados da Ponta. Boa parte dessa porcentagem é justificada pelos erros humanos devido aos processos manuais. É muito comum que ocorram erros na anotação manual dos procedimentos, na transcrição de dados para planilhas, o que acaba maquiando o resultado da nutrição e consequentemente, dificultando descobrir onde está o gargalo. Todo esse processo impacta diretamente na tomada de decisão dos gestores.  

Portanto, com a utilização de sistemas automatizados é possível garantir uma alimentação mais precisa e consistente para os animais, reduzindo os riscos de erros humanos na fabricação e distribuição do trato, na gestão dos insumos, garantindo todas os processos sejam eficientes para que o animal desempenhe sua melhor performance.

Automatização da nutrição
Carregamento de caminhão de distribuição de trato automatizado

3 riscos que a automatização da nutrição pode eliminar 

  1. Operacional 

Com processos automatizados de ponta a ponta, elimina-se a subjetividade humana do processo, fazendo com que todo o sistema operacional da nutrição trabalhe com dados reais, sem potenciais desvios que possam prejudicar as duas pontas mais importante do confinamento: produtividade e lucro. 

  1. Nutricional 

A nutrição automatizada garante uma melhor gestão de todos os insumos necessários garantindo estoque e boa produtividade do animal. É de extrema importância que a dieta prescrita pelo responsável da nutrição seja fiel em todas as fases, evitando desvios entre a dieta formulada, fabricada e fornecida, resultando em eficiência e ganho de peso, conforme esperado. 

  1. Financeiro 

Com as rédeas da nutrição e todos os processos interligados, ou seja, cada ponta da nutrição gerando dados que vão se retroalimentando dentro de um sistema complexo de gestão, é possível ter maior assertividade, reduzindo custos de excesso, distribuição excessiva ou escassa, coleta e intepretação verídica dos dados que ajudam na tomada de decisão assertiva. Todos esses pontos contribuem para a margem financeira saudável do negócio. 

Passo a passo da automatização da nutrição do confinamento

  1. Digitalizar a operação e a gestão 

Todos os dados do dia a dia da nutrição: da compra de insumos ao manejo de fornecimento precisam estar em um só lugar. Contar com um sistema de gestão é a melhor maneira de iniciar o seu processo de automatização, elevando o nível de maturidade de gestão da propriedade. Isso permite ao pecuarista ter uma visão completa do todo e cuidar de cada uma das pontas de maneira assertiva. O software de gestão ajudará na: organização de processos, gestão da eficiência da fábrica e fornecimento de ração, coleta de dados, automação de alguns processos (quantidade a ser fornecida no dia, ficha de trato, relatórios), entre outros. 

  1. Automatizar os processos 

Com a visão completa do seu negócio, é hora de colocar alguns processos para serem inteligentes e rodarem de forma automatizada, com pouca interferência humana. Com a automação dos processos da fabricação e distribuição do trato, por exemplo, será possível corrigir com precisão eventuais falhas na fabricação, e produzir somente a quantidade necessária para o trato, sem excessos. Dessa forma, a dieta fornecida ficará muito próxima da prevista em termos nutricionais.  

  1. Analisar o processo e resultados  

Agora que o confinamento possui automação e uma gestão madura, os demais processos funcionarão de maneira inteligente, portanto é hora de reunir todos os dados gerados e analisar! Mas na hora de analisar qual a melhor forma de fazer isso? Com relatórios! Integrar todos os dados gerados pelos processos de nutrição em um painel de BI, por exemplo, poderá facilitar a vida daqueles que tem que tomar a decisão mais complicada: o gestor.

Central comando da fábrica ração automatizada
Central de comando da fábrica de ração automatizada

Nutrição eficiente é lucro! 

Como vimos, automatizar a nutrição é uma forma poderosa de fazer o confinamento ser mais eficiente, garantindo uma alimentação mais precisa, sem desperdícios e adequada às necessidades individuais dos animais.  

Saber gerir e interpretar cada um dos dados gerados pela automatização da nutrição é, também, de suma importância para entregar o resultado na ponta.

Quer saber mais? Conheça todas as nossas tecnologias para potencializar a nutrição do seu confinamento: https://pecuariadealtaperformance.com.br/tecnologia/tecnologias-de-nutricao/

Compartilhar esta notícia

conteúdos relacionados

Últimas Notícias

Podcast