Mulheres no Agronegócio

As mulheres no agronegócio estão atentas ao mundo digital e suas inovações, o que permite uma transformação digital ainda maior para o setor.
Mulheres no Agronegócio
Mulheres no Agronegócio

As mulheres no agronegócio têm ganhado cada vez mais espaço e visibilidade nos últimos anos, mostrando que a igualdade de gênero é um tema relevante não só na sociedade em geral, mas também no setor agropecuário. Apesar de historicamente ter sido um ambiente dominado por homens, as mulheres têm mostrado sua capacidade e habilidade em todas as áreas do agronegócio, desde a produção até a gestão e administração. 

O empreendedorismo das mulheres no agronegócio 

Em um setor que, historicamente, tem predominância de lideranças masculinas, a cada ano as mulheres no agronegócio vem adquirindo seu espaço em posições de destaque, seja como produtoras, ou em cargos estratégicos, públicos e executivos. 

Em todos os setores da economia, as mulheres estão ocupando espaço no mercado de trabalho, em um fenômeno resiliente, crescente e sólido na sociedade atual. Contudo, no agronegócio, setor tradicionalmente masculino, o total de mulheres trabalhando no agronegócio ainda é pequeno, embora tenha tido uma crescente constante nos últimos anos.  

Por serem multifacetadas, detalhistas, criativas, e mais humanas, além de possuírem uma alta capacidade para estabelecerem e gerenciarem relacionamentos interpessoais, elas têm assumido papeis de liderança em diferentes áreas do agronegócio. A Pesquisa Diversidade, Equidade e Inclusão nas Organizações, da Deloitte, aponta que do total de mulheres do agro, 34% ocupam cargos de liderança.  

E não para por aí, as mulheres no agronegócio mostram que são as grandes fomentadoras da transformação digital no setor do agronegócio. Pesquisas indicam que elas estão cada vez mais cientes sobre a importância de automatizar os processos de gestão da fazenda, por isso, são as responsáveis por trazer as inovações tecnológicas para dentro da porteira, o que tem permitido o aumento da eficiência dos processos produtivos. 

O papel das mulheres na transformação digital do agronegócio 

A transformação digital no agronegócio tem crescido dia após dia no campo. A todo momento vemos uma nova tecnologia chegando ao mercado com o objetivo de trazer melhorias nos processos de produção. Esse contexto, tem criado excelentes oportunidades para quem deseja empreender, pois ainda há uma dimensão muito grande de ações em cada segmento e inúmeras possibilidades de negócios em cada uma delas. 

O aumento do uso das diferentes tecnologias de processos, insumo e produtos tem diminuído a necessidade dos trabalhos que exigem grandes esforços físicos. Esses avanços atraem cada vez mais mulheres no agronegócio, desmistificando aquela premissa que o trabalho no campo exige força. Assim, as mulheres passaram a ter maior inserção em diversas funções dentro das fazendas, fomentando ainda mais o desenvolvimento do setor. 

Além disso, a adoção de tecnologias nas propriedades rurais elevou a exigência acadêmica dos colaboradores, tornando o trabalho do campo mais estratégico, com maior exigência para o planejamento. Esse contexto, facilitou ainda mais o aumento da empregabilidade feminina, visto que há maior número de mulheres se graduando no ensino superior do que homens. Uma pesquisa promovida pela Abag, afirma que 60% das mulheres entrevistadas tinham escolaridade em nível superior. 

As mulheres estão atentas ao mundo digital e suas inovações, estão presentes em várias redes sociais  e outros canais para se comunicar e se informar das atualizações do mundo, ou seja, trazendo informações e conhecimento que permitem uma transformação digital ainda maior para o agronegócio. Sem contar que sabem da importância de utilizar meios tecnológicos para agregar valor e facilitar a gestão rural. 

Podemos verificar que as mulheres já romperam algumas barreiras históricas, conquistando a cada dia, com habilidades e competência seu lugar no agronegócio. Esse novo cenário de evolução tecnológica e social permite a criação de um novo modelo de negócio, onde a eficiência, eficácia e humanidade tornam-se fatores essenciais para os processos decisórios de nosso setor, alcançado resultados significativos nas propriedades rurais. 

Por fim, gostaríamos de desejar um feliz dia das mulheres a todas que estão no campo empenhadas para que nosso agronegócio seja a cada mais produtivo e expoente. E dizer que GA+Intergado reconhece o valor das mulheres para a modernização do campo e está à disposição com as tecnologias de ponta para toda a cadeia pecuária.  

Compartilhar esta notícia

conteúdos relacionados

Últimas Notícias

Podcast