A demanda por proteína de origem animal, cresce conforme o aumento da população global. Portanto, para aproveitar as boas perspectivas de crescimento do mercado nos médio e longo prazos, é fundamental manter o foco na gestão da fazenda e evoluir constantemente.
O crescimento da demanda é acompanhado pelo aumento das exigências na qualidade da carne, da sustentabilidade do processo produtivo e da diversificação dos mercados. Para se manter competitivo e lucrativo é preciso monitorar e analisar constantemente os diversos indicadores do negócio para planejar o crescimento da fazenda e acompanhar os movimentos mais favoráveis do setor. Essas orientações também são válidas para negócios recém adquiridos ou que estão apresentando rentabilidade mais baixa do que o esperado. Agora é a melhor hora para ter a rédea do negócio nas mãos.
Na gestão de fazendas é preciso conhecer profundamente o negócio
A maioria dos donos e gerentes de propriedades pecuárias do Brasil conhece muito sobre a atividade e os processos que envolvem a produção de gado de corte, mas somente há poucos anos os gestores vêm buscando mais conhecimento em administração e gestão empresarial. E a transição de produtor tradicional para empresário rural passa pelo controle aprofundado de todos os números do negócio e pela análise dos seus impactos na eficiência e rentabilidade de cada operação. Para coletar, processar e analisar uma grande quantidade de dados é fundamental usar ferramentas robustas e completas que permitam gerar histórico por animal e operação, além de fazer o cruzamento de informações necessárias ao planejamento do futuro do negócio.
Independentemente do tamanho da fazenda e do plantel, a gestão da informação feita da forma adequada é o melhor caminho para reduzir os riscos e alavancar o negócio. Para fazer a escalada tecnológica da sua fazenda é preciso entender qual o nível de controle atual e estabelecer uma meta de evolução; assim será mais fácil identificar qual solução deve ser implantada primeiro e quais são os próximos passos a seguir.
Com a tecnologia, qualquer fazenda, por maior que seja, fica “pequena”. Por isso é fundamental em um primeiro momento, montar uma equipe e planejar quais serão os primeiros passos. É necessário fazer um “inventário” do que existe, qual o tamanho do rebanho e como sua fazenda pode produzir mais.
Manejo adequado: fundamental para a gestão de fazendas
O manejo adequado é um pilar fundamental na gestão de fazendas. Ele abrange uma série de aspectos, desde o bem-estar animal e a sustentabilidade ambiental até a sanidade do rebanho e o desempenho produtivo.
A adoção de práticas adequadas não só beneficia os animais e o meio ambiente, mas também contribui para a eficiência, a rentabilidade e a imagem positiva do setor pecuário como um todo. Investir em um manejo adequado é essencial para garantir a sustentabilidade e o sucesso a longo prazo das atividades pecuárias.
Entre algumas dicas de manejo adequado, podemos destacar:
– Prevenção e tratamento de doenças;
– Dieta balanceada de acordo com as necessidades de cada fase;
– Água limpa e em abundância;
– Espaço de cocho correto para o tipo de dieta e categoria animal;
– Manejo correto das pastagens;
– Monitoramento do comportamento dos animais.
Gerenciamento preciso de informações
A implantação de tecnologias de gestão na propriedade gera uma “enxurrada” de dados que começam a retratar a fazenda de forma muito mais precisa, entretanto é preciso lembrar que esses dados em um primeiro momento podem estar maquiados, e se faz necessário a calibração até obter um alto nível de confiabilidade.
Com o devido gerenciamento das informações será possível acompanhar, prever e direcionar precisamente a alimentação, a imunização e fases importantíssimas como a cria, a recria e a engorda, buscando mais produtividade e qualidade.
Com as tecnologias da Ponta, por exemplo, além de saber em tempo real o que acontece em cada um dos currais, é possível estimar resultados e intervir na produção, de modo a obter o melhor resultado no final do ciclo produtivo.
A análise de dados dá poder ao pecuarista! Com as informações na mão é possível medir a produtividade da fazenda e ter certeza do quanto ela evoluiu ao longo do ano e comparar, rapidamente, com o que foi planejado, para saber se está no caminho certo.
Gestão de fazendas com rastreabilidade
Com a “casa em ordem”, é muito mais fácil fazer planos de médio e longo prazo. Um deles envolve a conquista de outro tipo de solução, a tecnologia de rastreabilidade do gado.
Com tecnologias de rastreabilidade os produtores têm a possibilidade técnica de acompanhar exatamente todos os passos do boi na cadeia produtiva, desde o nascimento até a saída pela porteira. É possível saber qual sua origem, como ele foi nutrido, quais vacinas e medicamentos foram realizados, para quem foi comercializado.
Trata-se da produção de carne de altíssima qualidade para o consumidor final, permitindo acesso a mercados exportadores, que estão cada vez mais atentos a forma de produção dos itens que coloca na mesa.
O acompanhamento individualizado de cada boi só é possível por conta da adoção da tecnologia, pois a quantidade de dados gerada é tão grande que seria impossível acompanhar de forma manual ou pelos métodos tradicionais.
Tecnologia para gestão de fazendas
A gestão de fazendas orientada a dados permite conhecer todas as informações relacionadas à propriedade, elevando o nível de maturidade para tomada de decisões estratégicas. Isso só é possível tendo os dados na mão por meio da tecnologia. Antes, o olho do dono é que engordava o boi. Agora, “o olho na tela é que traz o lucro”.
Para que tudo isso aconteça, é fundamental compreender que o sistema de gestão colabora com todas as rotinas, permitindo realizar o planejamento adequado, resolver situações emergenciais e ajustar o que for necessário para chegar à produtividade ideal ao final do ciclo.
Conheça mais a fundo as tecnologias de gestão da Ponta e saia na frente, conectando a sua fazenda de ponta a ponta.