No blogpost anterior, explicamos quais os conceitos sobre essa maneira inovadora para produção de carne de qualidade na pecuária de corte.
Esse sistema de produção também é conhecido como “Farm to Table”, porém pouco explorado no Brasil e com grande potencial.
Neste conteúdo, vamos detalhar melhor quais os benefícios da verticalização da pecuária para a fazenda.
Independência de terceiros
Nesse tipo de negócio, a fazenda cuida de todo o processo, desde a matéria-prima até a venda ao consumidor final. Ao ter controle em todas as etapas, o pecuarista pode fazer ajustes sem depender de outras empresas ou fornecedores.
Trata-se de uma estratégia que a empresa produzirá internamente tudo o que puder.
Gestão mais eficiente
Dominando todas etapas, o pecuarista tem uma visão mais ampla do negócio como um todo. Dessa maneira, é possível administrar melhor o volume de produção, identificar e corrigir qualquer obstáculo ou gargalos no sistema.
Abaixo alguns exemplos do que pode ser otimizado:
Estoque de insumos
Melhor gestão do estoque de insumos, permitindo melhor gerenciamento das compras nos momentos certos, evitando risco das oscilações do mercado e evitando trocar a dieta durante o confinamento, prejudicando o desempenho dos animais.
Estoque de fármacos
Melhor gestão do estoque de medicamentos e vacinas da fazenda, evitando faltar e sempre ter estoque abastecido e dentro da validade.
Muitas vezes, as fazendas ficam longe dos centros comerciais, sendo necessário ter um estoque interno, principalmente em situações de emergência.
Estoque de carnes
Quando se comercializa a própria produção, se tem melhor visibilidade de todo o estoque e armazenamento.
Isso ajuda o proprietário a promover, responder às necessidades e entender o mercado para aumentar a produtividade.
Acesso a outros mercados
A verticalização na pecuária é a chave para uma nova abordagem na forma de venda do produto final. Nesse modelo, o pecuarista deixa de produzir carne como uma commodity e se torna um produtor de carnes premium.
O mercado de carnes premium tem crescido de forma contínua nos últimos anos. Pudemos ver a ascensão das boutiques de carne e também o aumento da demanda por cortes especiais. A verticalização na pecuária pode ser a resposta para uma produção de alta qualidade e maior destaque no mercado.
Agregando valor ao produto final
A verticalização na pecuária é a estratégia criativa para atender ao mercado de carnes premium, que se destaca pelo alto valor agregado. Essas carnes são produzidas especialmente para atender um público exigente e com maior poder de compra.
Além disso, do ponto de vista da rentabilidade, os pecuaristas podem aumentar seus lucros ao comercializar as carnes especiais diretamente aos consumidores. Isso ocorre porque os cortes possuem maior valor agregado, proporcionando uma melhor rentabilidade.
Ao falar sobre a lucratividade do pecuarista de carnes premium, consideramos o lucro por arroba, que é maior devido à melhor qualidade da carne.
Uso de tecnologias para pecuária
O uso de tecnologias não se restringe somente a grandes empresas. Na fazenda verticalizada também é essencial, mesmo que o pecuarista seja pequeno.
Dessa forma, as decisões podem ser tomadas mais rapidamente e com maior segurança. É a gestão orientada a dados e, nesse caso, controlando todas as etapas.
Quer saber mais sobre a verticalização na pecuária? Acesse nosso podcast e conheça o caso de sucesso da AME Farms que verticalizou a produção! A Estreia será dia 27/11 no nosso YouTube e Spotify.