Prova de eficiência alimentar: conheça as 4 etapas fundamentais 

A prova de eficiência alimentar exige algumas etapas que vão desde o planejamento até a entrega dos resultados.
Prova de Eficiência Alimentar
Prova de Eficiência Alimentar

A prova de eficiência alimentar possui 4 importantes etapas, sendo elas: planejamento de prova, período de adaptação, realização da prova e entrega de resultados. Neste texto, vamos explicar a importância de cada uma dessas etapas.

Etapas fundamentais da prova de eficiência alimentar

Planejamento de prova:

O sucesso de uma prova de Eficiência Alimentar (EA) está ligado diretamente a um bom planejamento e é de suma importância que seja bem estruturado. 

É neste momento que a definição técnica e espacial de área de prova é realizada, assim como o cronograma, qual dieta será fornecida e o cadastro dos animais na solução Intergado Efficiency.

Um bom planejamento promove segurança e confiança para realização da prova. 

Período de adaptação

Este é período que mais requer atenção para realização da prova, pois antecede o início da prova para Eficiência Alimentar. 

São nos dias de adaptação que cada animal irá estabelecer reconhecer e se adaptar aos equipamentos, conhecer a dieta ofertada e estabelecer relações com os demais “parceiros de prova”.

Sugerimos que o período de adaptação seja feito rigorosamente de acordo com o “Procedimentos para mensuração de consumo individual de bovinos de corte”.

Realização da prova

A realização da prova é o momento de colocar todo planejamento em prática e acompanhar o andamento e intercorrências. 

Durante a realização da prova é ideal que tenha o mínimo de intervenções externas (manejos, exames, pesagens fora da área de teste, retirada de animais para preparação de leilões).

O animal deve permanecer o mais tranquilo possível para poder expressar seu desempenho de acordo com o que se espera. As intervenções extras interferem no consumo de matéria seca do animal, sendo necessário muitas vezes descartar os dias de prova., aumentando sua duração.

O período de prova recomendado é de no mínimo 42 dias, desde que estejam utilizando as balanças eletrônicas para pesagem voluntária da Intergado.

Entrega de resultados 

Prova finalizada, chegou a hora de avaliar os resultados!

Em poucos dias o responsável técnico pela prova receberá uma planilha de resultados com informações de consumo médio diário, ganho de peso diário, e as características de eficiência alimentar abaixo:

– Consumo Alimentar Residual (CAR); 

– Ganho Residual (GR); 

– Consumo Ganho Residual (CGR); 

– Conversão Alimentar (CA).

Os resultados são também apresentados em gráficos para facilitar a compreensão e nossa equipe está sempre à disposição para dúvidas e debates sobre a prova.

Quer saber mais detalhes das etapas para condução da prova? clique aqui.

Tem interesse em começar sua seleção para Eficiência Alimentar?  

Entre em contato com nosso time clicando aqui. 

Prova de Eficiência Alimentar

Compartilhar esta notícia

conteúdos relacionados

Últimas Notícias

Podcast