A prova de eficiência alimentar possui 4 importantes etapas, sendo elas: planejamento de prova, período de adaptação, realização da prova e entrega de resultados. Neste texto, vamos explicar a importância de cada uma dessas etapas.
Etapas fundamentais da prova de eficiência alimentar
Planejamento de prova:
O sucesso de uma prova de Eficiência Alimentar (EA) está ligado diretamente a um bom planejamento e é de suma importância que seja bem estruturado.
É neste momento que a definição técnica e espacial de área de prova é realizada, assim como o cronograma, qual dieta será fornecida e o cadastro dos animais na solução Intergado Efficiency.
Um bom planejamento promove segurança e confiança para realização da prova.
Período de adaptação
Este é período que mais requer atenção para realização da prova, pois antecede o início da prova para Eficiência Alimentar.
São nos dias de adaptação que cada animal irá estabelecer reconhecer e se adaptar aos equipamentos, conhecer a dieta ofertada e estabelecer relações com os demais “parceiros de prova”.
Sugerimos que o período de adaptação seja feito rigorosamente de acordo com o “Procedimentos para mensuração de consumo individual de bovinos de corte”.
Realização da prova
A realização da prova é o momento de colocar todo planejamento em prática e acompanhar o andamento e intercorrências.
Durante a realização da prova é ideal que tenha o mínimo de intervenções externas (manejos, exames, pesagens fora da área de teste, retirada de animais para preparação de leilões).
O animal deve permanecer o mais tranquilo possível para poder expressar seu desempenho de acordo com o que se espera. As intervenções extras interferem no consumo de matéria seca do animal, sendo necessário muitas vezes descartar os dias de prova., aumentando sua duração.
O período de prova recomendado é de no mínimo 42 dias, desde que estejam utilizando as balanças eletrônicas para pesagem voluntária da Intergado.
Entrega de resultados
Prova finalizada, chegou a hora de avaliar os resultados!
Em poucos dias o responsável técnico pela prova receberá uma planilha de resultados com informações de consumo médio diário, ganho de peso diário, e as características de eficiência alimentar abaixo:
– Consumo Alimentar Residual (CAR);
– Ganho Residual (GR);
– Consumo Ganho Residual (CGR);
– Conversão Alimentar (CA).
Os resultados são também apresentados em gráficos para facilitar a compreensão e nossa equipe está sempre à disposição para dúvidas e debates sobre a prova.
Quer saber mais detalhes das etapas para condução da prova? clique aqui.
Tem interesse em começar sua seleção para Eficiência Alimentar?
Entre em contato com nosso time clicando aqui.