O que é a DEP – Diferença Esperada na Progênie?
A DEP é uma medida de avaliação genética, calculada como a metade do valor gênico, e utilizada para comparar o potencial estimado dos filhos de reprodutores avaliados quanto à uma característica. Ou seja, a DEP estima a diferença de desempenho que é esperada na progênie de um reprodutor, em média, quando comparado com os filhos de outro touro inserido na mesma base de dados.
Como as DEPs são estimadas?
As DEPs podem ser estimadas para qualquer característica que possua no banco de dados informações de genealogia alinhadas a informações fenotípicas (de pedigree e/ou desempenho próprio e/ou de progênies), ou informações de genotipagens e são expressas na unidade da característica que está sendo avaliada, com sinal positivo ou negativo. Pode ser em kg de peso se avaliamos peso aos 450 dias de idade, kg de matéria seca/dia se avaliamos o consumo alimentar residual; pode ser em dias, se consideramos a idade ao primeiro parto; pode ser em mm se avaliamos a espessura de gordura subcutânea da carcaça. Esses e outros exemplos colaboram para que tenhamos uma interpretação objetiva entre as DEPs dos animais.
Quanto mais informações forem utilizadas para gerar a DEP, mais confiável ela vai ser, ou seja, maior será a acurácia. Quando falamos de eficiência alimentar, analisamos a DEP para o CAR – Consumo Alimentar Residual – que indicará quantos gramas a menos o animal consome em comparação com a média da população avaliada.
Existem tecnologias de ponta para o levantamento dos dados de consumo e pesagens, contribuindo para o cálculo do CAR, que está presente nas avaliações genéticas dos principais centros de melhoramento animal do Brasil e do mundo.
É importante que o produtor avalie e busque as DEPs das características de forma conjunta, de acordo com o objetivo de seleção do seu rebanho.
Ficou interessado(a) em saber mais sobre a DEP? Estamos disponibilizando um material completo da Embrapa. Para ter acesso, basta clicar aqui.