No confinamento, é de suma importância garantir a nutrição adequada dos animais, e para isso, a pecuária tem adotado cada vez mais tecnologias de nutrição para gerir e automatizar os processos dessa rotina.
A utilização de ferramentas de ponta pode aumentar a produtividade, reduzir custos e tornar o negócio mais rentável. Com a integração das nossas tecnologias é possível obter dados confiáveis e precisos sobre a nutrição para garantir uma rotina de sucesso. Neste artigo, você irá conhecer como nossas tecnologias se conectam de ponta a ponta para entregar resultados consistentes na nutrição.
Como nossas tecnologias potencializam a nutrição do confinamento de ponta a ponta?
1º passo: Gestão completa do confinamento com a utilização do TGC GA
O TGC (Tecnologia e Gestão de Confinamento) é a solução de gestão produtiva mais usada do mercado por produtores de todos os tamanhos, por proporcionar uma gestão completa dos processos produtivos, a partir da padronização na coleta de dados e na gestão eficiente das informações.
Na nutrição, o TGC faz o controle do estoque de insumos, com previsão em dias calculada com base na baixa dos últimos 3 dias e considerando também o estoque mínimo de cada insumo. Além disso, é possível cadastrar e atualizar diariamente a MS (matéria seca) de cada ingrediente, calcular a quantidade de ração de acordo com a % de MS e cadastrar diferentes dietas. Com o acompanhamento da curva de consumo e crescimento dos animais e a gestão financeira confiável, é possível tomar decisões mais assertivas.
O TGC integra-se com a automação, fazendo toda a parte de planejamento nutricional.
2º passo: Automatização dos processos de fabricação e distribuição do trato com a utilização da Automação GA
A Automação GA é uma solução integrada de hardware e software para a automatização da coleta de dados e gerenciamento dos processos de fabricação de ração e de fornecimento de trato aos animais em sistemas intensivos de produção.
Com a Automação será possível garantir dados reais e confiáveis sobre os números da nutrição, evitando fabricar e fornecer mais ou menos a dieta prevista. Com o monitoramento automático da quantidade de cada ingrediente, é possível evitar desperdícios e o comprometimento do desempenho dos animais.
3º passo: Leitura de cocho automatizada com o DietScanner
O Diet Scanner usa a visão computacional para fazer uma leitura de cocho automatizada, trazendo mais precisão ao processo ao retirar a subjetividade do olhar humano na interpretação visual do escore de cocho. A solução atua diretamente em uma das rotinas mais sensíveis para o ajuste de trato, com impacto direto na redução de custos da nutrição e na meta de desempenho dos animais.
A leitura de cocho com o DietScanner elimina o erro do olhar humano e garante a precisão na leitura, com padronização das notas, tanto durante o dia quanto à noite. Esse equipamento automatizado é capaz de fazer a leitura volumétrica da quantidade de comida do cocho de forma 3D, evitando a necessidade de treinamento dos funcionários e garantindo dados precisos.
O DietScanner fornece dados precisos para a Automação, calibrando todo o processo de fabricação e distribuição de acordo com a quantidade necessária de cada curral.
4º passo: Monitoramento diário do desempenho animal com o Beef
O Beef é a solução de pesagem voluntária com alta precisão para monitoramento diário do desempenho real e do comportamento animal. Permitindo identificar respostas à dieta, à evolução do ganho de peso diário, monitorar animais doentes e identificar o ponto ótimo de abate para cada indivíduo e para cada lote.
Quando integrado ao TGC, o Beef garante informações precisas para a venda, otimizando a comercialização.
Melhores resultados no confinamento? É com tecnologias de nutrição da Ponta!
Com a integração de todas as nossas tecnologias, é possível gerenciar de forma integrada todo o processo, monitorando dados precisos e confiáveis sobre a nutrição dos animais.
Essa abordagem permite que as decisões sejam tomadas de forma mais assertiva, aumentando a produtividade e reduzindo os custos de produção. Além disso, a utilização de tecnologias de nutrição possibilita um manejo mais eficiente dos recursos disponíveis, tornando o negócio mais sustentável.