Centrais de Biotecnologia reforçam a bateria de touros eficientes 

Touros eficientes

Na nova edição de janeiro de 2024, as Centrais de Biotecnologia aumentaram a oferta de touros avaliados para eficiência alimentar.

Desafios da pecuária brasileira

Em 2023, a pecuária brasileira enfrentou um desafio significativo devido a baixa histórica no preço da arroba e aumento expressivo dos insumos. A situação foi de altos custos e preços baixos, gerando um desafio para os pecuaristas.

A alta dos insumos, como ração, suplementos alimentares e medicamentos, impactou diretamente a rentabilidade das operações pecuárias, reduzindo as margens de lucro. Isso exigiu um nível técnico maior para atingir a produtividade máxima, e evitar o prejuízo.

Os pecuaristas precisaram adotar estratégias modernas para garantir a sustentabilidade econômica. Isso inclui melhorias dos índices produtivos, redução de desperdícios na alimentação e ter animais eficientes na utilização de alimentos no rebanho.

Ter a genética eficiente em seu rebanho, independente do sistema de produção, é imprescindível para o sucesso das próximas safras que virão (2025 e 2026). Dessa forma, utilizar reprodutores eficientes é uma alternativa muito interessante para manter o alto desempenho e reduzir o custo de produção.

O que é o Efficiency Tour?

O Efficiency Tour é um guia de touros eficientes que estão com material genético disponível na central, ou seja, já são contratados pelas Centrais de Biotecnologia.

O guia tem como objetivo facilitar a busca desses animais, para que o pecuarista possa escolher o melhor reprodutor, de acordo com o objetivo de seleção da sua fazenda. Ele também será atualizado trimestralmente.

Lançado em 2023, durante a 16ª Expogenética, o guia chega em sua segunda edição já mostrando a evolução da quantidade de animais eficientes disponível.

Isso nos mostra que a busca pela eficiência alimentar é crescente, devido ao aumento por parte do mercado consumidor. Dessa forma, as centrais precisam ofertar esses animais em seu sumário de touros.

Critérios de seleção dos touros

A listagem dos touros da Efficiency Tour é feita utilizando a base de dados pública dos principais programas de melhoramento genético do país, desde que já tenham considerado a eficiência alimentar como critério de seleção (ANCP e Geneplus).

Além do Consumo Alimentar Residual (CAR) negativo, outros critérios também são listados para essa seleção. Conheça abaixo:

1 – que sejam até top 10% para MGTe (ANCP) ou IQG (GENEPLUS);

2 – até top 10% para DEPACAB (ANCP) ou DEPEGS (GENEPLUS);

3 – até top 10% para DEPCAR.

Os animais selecionados estão apresentados por Central, por Programa de Melhoramento e ordenados por DEPCAR (Diferença Esperada na Progênie para CAR).

Oportunidades para os criadores de genética

As contratações de touros pelas Centrais de Biotecnologia acontecem durante o ano todo, de acordo com a oferta e demanda do mercado. No entanto, há um maior volume de contratações durante os meses de abril/maio, onde se concentram as principais exposições voltadas para melhoramento genético.

Para o pecuarista que já é criador de genética e realiza seleção para eficiência alimentar, é uma ótima oportunidade ter seus reprodutores contratados pelas Centrais.

Trouxemos um exemplo do touro Buriti da Modelo, disponível pela Accelerated Genetics que está listado na Efficiency Tour.

Reprodutor Buriti da Modelo

Segundo Yasmin Borba, Supervisora Técnica Comercial da Accelerated Genetics – “Este touro é um animal muito bem trabalhado e apresentou excelentes resultados a campo, entregando produtividade, eficiência e lucratividade para quem usa”.

Após o lançamento do Catálogo Ponteiros da Eficiência, pela Ponta, aumentou a procura pela sua genética elevando as vendas de sêmen. Também há outros touros que estão sendo listados nesse ranking, entregando um ganho genético para tais características.

A eficiência alimentar desempenha um papel crucial na pecuária de corte bovina, impactando diretamente a rentabilidade das operações. Compreender e selecionais animais eficientes no rebanho pode resultar em ganhos significativos para os produtores.

Além disso, investir em touros eficientes geneticamente pode aumentar a produtividade e reduzir os custos de alimentação a longo prazo. Para isso, as tecnologias de identificação dos animais eficientes, estão disponíveis para qualquer pecuarista que deseje incluir em sua seleção genética,

A seleção genética e a aplicação do melhoramento genético é um dos passos para uma pecuária lucrativa e sustentável.

Acesse a Efficiency Tour e conheça essa bateria selecionada de reprodutores eficientes para você utilizar na sua propriedade!

Compartilhar esta notícia

conteúdos relacionados

Últimas Notícias

Podcast