No âmbito do agronegócio, dado a importância da pecuária, a inovação é a chave para o progresso contínuo. Dentro desse contexto, algumas propriedades estão trabalhando na busca constante da evolução na pecuária brasileira.
Alguns clientes da Ponta, estão direcionando investimento e esforços significativos para que a pesquisa científica seja realizada dentro da própria propriedade privada.
A pesquisa em pecuária é muito ampla, possibilitando diferentes focos e, neste blogpost elencaremos algumas das principais modalidades.
Pesquisa em melhoramento genético de bovinos de corte
- ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu)
- Nutritaurus
- Integral Mix
As pesquisas com melhoramento de bovinos de corte desempenham um papel fundamental na pecuária e também na evolução das raças de bovinos.
O melhoramento tem como objetivo identificar e selecionar animais com as características de interesse econômico, pra que se perdure através das próximas gerações.
Pesquisando e conhecendo os dados de consumo do indivíduo, é possível fazer a avaliação genética para seleção para estudos de genômica ou em casos mais avançados, estudos de nutrigenômica. E para esse levantamento, os pesquisadores podem contar com os cochos eletrônicos, que serão responsáveis por mensurar e entregar os dados com a confiança necessária para uma pesquisa acadêmica.
Pesquisas em nutrição de bovinos de corte
- Campanelli
- Grupo Facholi
- DSM
- Cargill Agrícola
- PREMIX
As pesquisas com nutrição animal, em especial de bovinos de corte testam novos ingredientes, aditivos, dietas, condições ambientais, sanitárias entre outras.
O mercado busca compreender detalhadamente a origem e a qualidade da carne bovina que está sendo consumida pensando na sustentabilidade do meio ambiente. Portanto grande parte das pesquisas com nutrição são relacionadas a melhorias da eficiência e conversão alimentar, aditivos redutores de gases do efeito estufa, entre outras variáveis de igual importância.
E como essas variáveis impactam no consumo de alimento ou consumo de matéria seca. Para levantamento dessas informações, os cochos eletrônicos colaboram para segurança e automatização dessa etapa.
Além do consumo, também é avaliado o desempenho dos animais através das balanças de pesagem voluntárias. Através delas, o pesquisador consegue medir o ganho de peso (GPD) no período e também de forma instantânea.
A pesquisa brasileira e também de outros países busca a maior produtividade utilizando um sistema sustentável, sendo assim é fundamental entender a relação água x bovinos.
Para este levantamento, os bebedouros eletrônicos ajudam a medir automaticamente o consumo de água de cada animal. Dessa forma, é possível avaliar o efeito de dietas, condições ambientais e genéticas com o consumo de água.
Pesquisas com monogástricos e bovinos leiteiros
- Animal Nutri
- Agroceres Multimix
As pesquisas com monogástricos (aves/suínos) e bovinos leiteiros também tem relação direta entre o consumo e as condições ambientais, sanitárias, dietas, aditivos com a produção de leite.
Identificar e selecionar animais eficientes na utilização de alimentos e quem mantenham bons índices de produção leiteira. Novamente os cochos eletrônicos são a solução perfeita para o pesquisador dessa área.
A Ponta oferece um conjunto de ferramentas para pecuária de precisão que ajudam os pesquisadores em estudos, tanto em centros públicos quanto privados.
As pesquisas com melhoramento animal, a nutrição de ruminantes e monogástricos estão todas relacionadas à produção de alimentos para a população e as pesquisas irão guiar o futuro da forma de produzir.
Além disso, o mercado consumidor está cada vez mais exigente com relação aos recursos ambientais e a tecnologia na pecuária vem colaborar para desenvolvimento das pesquisas e novas soluções.
Benefícios ao produtor
Essas pesquisas são fundamentais para a pecuária. Ao investir nelas, os produtores entendem melhor o ambiente de trabalho, ajustando suas práticas conforme novas descobertas. Isso não só aumenta a eficiência e a produtividade, mas também permite estratégias mais adequadas à produção real, criando um ciclo de melhorias contínuas.
Essa importância vai além das fazendas individuais; essas pesquisas são a base para o desenvolvimento sustentável e o progresso da pecuária em geral.
Ao valorizar a pesquisa e a inovação, as fazendas não só se destacam na competição, mas também desempenham um papel vital na construção de um setor pecuário mais forte e responsável.
Saiba como a Ponta pode colaborar na sua pesquisas. Entre em contato!