Em um confinamento bovino, a busca por soluções que otimizem a produtividade e maximizem a lucratividade é constante. Quando pensamos nesse contexto, a solução tecnológica Intergado Beef traz ótimos benefícios para o produtor, pois consegue melhorar a gestão do confinamento em vários aspectos.
Essa solução de pesagem voluntária possibilita o monitoramento diário do desempenho real e do comportamento animal, proporcionando uma série de importantes benefícios para o produtor, conforme destacamos no blogpost anterior. Agora vamos debater sobre os principais benefícios do Intergado Beef para o confinamento.
Análise diária de desempenho
A maioria dos confinamentos brasileiros realiza somente a pesagem em 2 momentos. Na entrada e na saída dos animais para o abate. Dessa maneira, é impossível conhecer o desempenho real de seus animais e corrigir qualquer falha operacional durante o período confinado.
As falhas operacionais podem ser relacionadas à quantidade errada fornecida (acima ou abaixo), necessidade de trocar ingrediente da dieta, falta de água e até problemas de sanidade dos animais.
Além disso, o ganho de peso dos animais não é linear e o conhecimento da curva de crescimento pode variar entre os animais de um mesmo grupo, de acordo com raça, sexo e outros fatores, gerando variabilidade dentro do lote.
Com o Intergado Beef é possível conhecer o custo de cada animal e seu ponto máximo de lucro diariamente, permitindo que o confinador adote práticas que otimizem o lucro, como uma melhor negociação dos valores de venda ou até mesmo (se for viável) retirar animais de forma individual e mandar pro abate (descasque do lote).
Estratégia nutricional de melhor custo-benefício
Além de auxiliar na identificação do ponto de lucro máximo para abate, o Intergado Beef também contribui para a elaboração de uma estratégia nutricional de melhor custo-benefício. Com o monitoramento contínuo, é possível entender a resposta dos animais a cada dieta e à mudança de ingredientes.
Essas informações permitem ajustar a alimentação de forma precisa, garantindo que os animais recebam a nutrição adequada para um crescimento saudável e eficiente. Dessa forma, o produtor evita desperdícios e maximiza o potencial dos animais. Além disso, essa abordagem personalizada permite direcionar os animais para diferentes lotes ou estratégias de engorda, visando obter o máximo desempenho e lucratividade.
Estudos da Ponta mostram que o uso do Intergado Beef pode levar a um aumento de até 30% na lucratividade do confinamento bovino.
Mas afinal, como funciona o Intergado Beef?
É uma plataforma de pesagem acoplada ao bebedouro, da qual o animal é pesado de forma voluntária e sem estresse enquanto bebe água. Essa tranquilidade é natural pois o animal está realizando uma atividade de rotina e, isso permite melhor estabilização para pesagem.
- A balança intergado reconhece o animal através do brinco eletrônico e envia automaticamente as pesagens coletadas para a nuvem;
- A nuvem funciona como um banco de dados, ele armazena estas informações e as envia em tempo real para o Sistema Intergado Beef;
- O Sistema Intergado Beef realiza a análise estatística e gera alertas, dando suporte nas tomadas de decisão.
A análise diária de desempenho realizada em conjunto com os demais dados coletados durante o confinamento, permitirá um avanço na forma com que os sistemas de produção são gerenciados, estabelecendo uma operação altamente rentável para o produtor.
A adoção de tecnologias baseadas em pecuária de precisão permite a individualização da informação e, consequentemente, a compreensão das variáveis do animal e o seu efeito sobre o resultado econômico da produção. Portanto, ter precisão é a garantia de gerar bons modelos estatísticos capazes de orientar as melhores tomadas de decisão.
Conheça mais sobre o Intergado Beef: https://pontaagro.com/intergado-beef/