O agronegócio brasileiro é um dos setores mais importantes da economia do país e responsável por uma grande parcela das exportações brasileiras. Além disso, tem papel fundamental no desenvolvimento e na geração de empregos.
Panorama geral do agronegócio brasileiro
Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, entidade que representa o setor agropecuário do Brasil, o Valor Bruto de Produção (VBP) fechou 2022 com crescimento de 2,1% em relação a 2021, alcançando R$1,32 trilhão. Outro fator importante é que o agronegócio respondeu por quase 50% das vendas externas totais do Brasil.
O agronegócio brasileiro vem se modernizando e investindo em tecnologias para aumentar a produtividade e reduzir os impactos ambientais. O uso de drones, inteligência artificial, agricultura e a pecuária de precisão já é realidade e têm ajudado os produtores a obter melhores resultados em seus negócios.
O setor também tem um importante papel social, já que é responsável por gerar empregos em regiões mais remotas do país. Segundo pesquisas realizadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), da Esalq/USP, no 3º trimestre de 2022 a população ocupada no agronegócio somou 19,07 milhões de pessoas, representando 20,33% do mercado de trabalho brasileiro.
Importância da pecuária no agronegócio brasileiro
A pecuária é uma atividade fundamental para o agronegócio brasileiro. A produção de animais e seus derivados tem grande relevância econômica e social, gerando empregos e renda em diversas regiões do país, como elecando no paragráfo acima.
De acordo com o último relatório da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), em 2021 o rebanho bovino do Brasil foi estimado 196,4 milhões de cabeças, o que representa algo em torno de 20% do total mundial. Além disso, o país é o segundo maior produtor mundial de carne bovina, com uma produção estimada de 9,7 milhões TEC, de acordo com a associação.
Ainda segundo o relatório da Abiec, o movimento do agronegócio da pecuária de corte foi de R$ 913,14 bilhões, em 2021.
No que tange a empregabilidade, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a cadeia produtiva da carne bovina emprega cerca de 7 milhões de pessoas no país.
Dessa forma, fica evidente que a pecuária é uma atividade de grande importância para o agronegócio brasileiro, contribuindo significativamente para a economia do país e para a produção de alimentos mundial.
A tecnificação do agronegócio brasileiro
Uma das principais razões para o Brasil ser um dos maiores produtores de alimentos do mundo, é a tecnificação do agronegócio.
As expressões “pecuária 4.0”, “zootecnia de precisão” ou ainda “pecuária de precisão”, se referem a um conjunto de tecnologias inovadoras que permitem melhor gerenciamento, rentabilidade e sustentabilidade da produção.
Quando falamos de pecuária, podemos destacar alguns fatores como a evolução do melhoramento genético, os aditivos na nutrição animal, os brincos eletrônicos, a automação do trato, balanças de pesagem automáticas, os sistemas de gerenciamento zootécnico e financeiro da propriedade, entre outras tecnologias que visam facilitar os processos.
Abaixo elencamos algumas importantes tecnologias aliadas ao pecuarista:
- Sistemas de rastreabilidade de animais: ajudam garantir a segurança alimentar e acesso à mercados exportadores (desde que cumpridos os protocolos exigidos). Realiza controle desde o nascimento até o abate, monitoramento o ativo biológico (boi) e garantindo integridade do mesmo.
- Sistemas de gestão de rebanhos a pasto: gerenciamento produtivo de alta performance das atividades de reprodução, cria, recria, engorda a pasto e rastreabilidade. Realiza gestão de múltiplas atividades, organiza os processos das fazendas com facilidade e audita as atividades para maior segurança.
- Balança de pesagem voluntária: permite o acompanhamento diário do peso e do comportamento animal em todas as fases da criação, possibilitando a identificação de falhas de manejo e doenças que possam afetar o rebanho. Dessa forma, antecipamos decisões e otimizamos a venda dos animais através do ponto ótimo de abate.
- Sistemas de gerenciamento de confinamento: gestão completa dos processos produtivos, administrativos e financeiros a partir da coleta de dados e gestão eficiente das informações.
Todas essas tecnologias ajudam os produtores a tomar decisões com maior segurança e com base em dados reais. Além disso, colaboram para redução de custos e consequentemente aumento da produtividade.
Não há dúvidas que o agronegócio brasileiro é uma locomotiva que impulsiona a economia do país e tem sido motivo de muito orgulho para os brasileiros!