Você sabe o que é DEP? Entendendo esse importante conceito

diferença esperada na progenie dep eficiencia alimentar

Você sabe o que é DEP? Entendendo esse importante conceito! 

Autor: Equipe Intergado
Colaboração: Giovanna Faria de Moraes (Analista de CS Genética)
Milena Zigart Marzocchi (Analista Técnica de Negócios)

O que é DEP (Diferença Esperada na Progênie) – Entendendo esse importante conceito

Você sabe o que é DEP, Diferença Encontrada na Progênie? A DEP é uma medida de avaliação genética, calculada como a metade do valor gênico, e utilizada para comparar o potencial estimado dos filhos de reprodutores avaliados quanto à uma característica. Ou seja, a DEP estima a diferença de desempenho que é esperada na progênie de um reprodutor, em média, quando comparado com os filhos de outro touro inserido na mesma base de dados.  

As DEPs podem ser estimadas para qualquer característica que possua no banco de dados informações de genealogia alinhadas a informações fenotípicas (de pedigree e/ou desempenho próprio e/ou de progênies), ou informações de genotipagens e são expressas na unidade da característica que está sendo avaliada, com sinal positivo ou negativo. Pode ser em kg de peso se avaliamos peso aos 450 dias de idade, kg de matéria seca/dia se avaliamos o consumo alimentar residual; pode ser em dias, se consideramos a idade ao primeiro parto; pode ser em mm se avaliamos a espessura de gordura subcutânea da carcaça. Esses e outros exemplos colaboram para que tenhamos uma interpretação objetiva entre as DEPs dos animais. 

Quanto mais informações forem utilizadas para gerar a DEP, mais confiável ela vai ser, ou seja, maior será a acurácia.    

Existem tecnologias de ponta para o levantamento dos dados consumos e pesagens, que contribuem para o cálculo do CAR – Consumo Alimentar Residual – que está presente nas avaliações genéticas dos principais centros de melhoramento animal do Brasil e do mundo. 

É importante que o produtor avalie as DEPs das características presentes no objetivo de seleção do seu rebanho de forma conjunta.  

Related Posts

FALE COM UM CONSULTOR