Você sabe o que é DEP? Entendendo esse importante conceito

diferença esperada na progenie dep eficiencia alimentar

Você sabe o que é DEP? Entendendo esse importante conceito! 

Autor: Equipe Intergado
Colaboração: Giovanna Faria de Moraes (Analista de CS Genética)
Milena Zigart Marzocchi (Analista Técnica de Negócios)

O que é DEP (Diferença Esperada na Progênie) – Entendendo esse importante conceito

Você sabe o que é DEP, Diferença Encontrada na Progênie? O DEP é um índice utilizado por diversos produtores para avaliar características do seus reprodutores para identificar a diferença de desempenho que é esperada na progênie de um reprodutor, em média, quando comparado com os filhos de outro touro inserido na mesma base de dados. 

Esse índice é calculado como metade do valor gênico e é uma medida comparativa, expressa na unidade da característica que estiver sendo avaliada. 

As DEPs podem ser estimadas para qualquer característica e é expressa na unidade que está sendo avaliada. Pode ser em kg se avaliamos peso corporal ou volume de ração consumido (utilizada para calcular o consumo alimentar residual); pode ser em dias, se consideramos a idade ao primeiro parto; pode ser em mm se avaliamos a espessura de gordura subcutânea da carcaça. Esses e outros exemplos colaboram para que tenhamos uma interpretação objetiva entre os animais.

Quanto mais informações forem utilizadas para gerar a DEP, mais confiável ela vai ser, ou seja, maior será a acurácia.   

Existem tecnologias de ponta que contribuem para levantamento dos dados de Eficiência Alimentar, onde é possível calcular o CAR – Consumo Alimentar Residual – que está presente nas avaliações genéticas dos principais centros de melhoramento do Brasil e do mundo.

É importante que o produtor avalie as DEPs das características que deseja em seu rebanho de forma conjunta. Selecionar apenas para uma característica pode trazer outros problemas futuros, portanto é sempre recomendado ter a orientação de um profissional da área.  

Related Posts

FALE COM UM CONSULTOR